quarta-feira, 30 de maio de 2012

O americano tranquilo - Grahan Greene

Depois de "Nosso homem em Havana", eu sou fã de Grahan Greene e, por esse mesmo motivo, é difícil ele ainda me surpreender. "...Havana" foi hilário e muitíssimo bem escrito, por isso eu sempre fico com um receio de ele nao ser tão brilhante no próximo livro dele que eu leio. De qualquer forma, quando vi a lista de indicações para a leitura desse mês, não foi difícil escolher esse livro.

"O americano tranquilo" conta a história de um jornalista, Thomas Fowler, durante a guerra de descolonização da Indochina. O livro, como deu para ver, se passa em um
Vietnã em guerra. Fowler, no entanto, já está mais do que cansado de ser correspondente em uma briga que ele não concorda e só pensa em ópio e Phuong, sua namorada vietnamita.

Phuong e Fowler se dão bem apesar de não poderem se casar, já que o personagem já é casado em seu país, a Inglaterra. Um dia, entanto, aparece um americano nessa historia. Tranquilo. Que trabalha para o governo e se apaixona por Fowler. Em meio a tiros, bombas, espionagem, fumaça de ópio e mortes, os dois tentam decidir de maneira muito diplomática quem tem mais razões para continuar com Phuong. Mas a guerra acaba decidindo o fim da história, como podemos imaginar desde o primeiro capitulo.

"O americano tranquilo" tem algumas características bem semelhantes a "Nosso homem em Havana", como o sarcasmo, um narrador muitas vezes mentiroso e o pano de fundo histórico, que complementa sem atrapalhar a trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário