terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A mesa voadora - Veríssimo

Veríssimo é tudo. O de verdade, e não aquele que você recebe por e-mail de gente que repassa tudo o que recebe. O Veríssimo de verdade tem um senso de humor sutil, disfarçado de ironia, disfarçado de falta de educação ou algo do tipo. E tem cara de quem gosta de uma comida boa de verdade. "A mesa voadora" é um daqueles livros fininhos que muita gente já leu na escola. É uma coletânea de crônicas publicadas sobre comidas, vinhos, restaurantes, viagens gastronômicas e comilanças em geral. O livro é uma delícia.

Em "A mesa voadora", Veríssimo fala mal da salsinha, ensina a furar fila no buffet, trava uma guerra entre não entedendores de vinho, conta vantagem sobre suas viagens gastronômicas mais invejáveis, come bem, come mal e come muito. Ele apresenta alguns personagens cativantes de restaurantes e bares, passeia pelo Rio, por Porto Alegre, por São Paulo, pela Itália e por vários outros lugares gostosos, de cinco ou nenhuma estrela.

Meu carinho pela salsinha e por Veríssimo lutaram durante o livro inteiro, mas Veríssimo ganhou no final e eu não pude ficar chateado com ele por isso. Espero que ele não fique chateado por eu continuar comendo salsinhas...

[**** - quatro estrelas!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário