Como já expliquei no último post, estou participando de outro desafio, dessa vez temático. "Escola dos Sabores" foi o primeiro livro lido no ano, no mês dedicado à literatura gastronômica. Eu já tenho uma biblioteca bem extensa desse tema, então fui atrás de coisas que eu ainda não tinha lido. Como era de se esperar, escolhi esse aí pela capa. Normalmente eu não erro, mas tem sempre uma primeira vez. Não sei se foi o interesse com o tema ou a quantidade de comparações, já que eu já li vários outros livros sobre comidas, mas Erica Bauermeister não me convenceu nem de longe.
O livro, como o nome já diz, conta a história de um curso de culinária. Cada capítulo é dedicado a um personagem, que são justamente os alunos do curso e a professora, Lilian. Cada um tem uma história de vida para contar e um motivo para estar ali, naquela sala de aula. Uns receberam o curso como presente de familiares, outros buscavam aprimorar um hobby, outros saíam de depressões... Enfim, cada capítulo era quase que um conto próprio, o que poderia ter dado certo. Mas não deu.
"Escola de Sabores", da Sextante - editora conhecida por publicar livros muito bem sucedidos de autoajuda -, lembra exatamente isso: autoajuda. Ele começa muito bem, com a história da infância da professora, Lilian, mas desanda no caminho. A comida, que deveria ser exatamente o fio condutor da história, fica em segundo plano. O roteiro poderia se passar em uma escola de mecânica ou em um pré-vestibular, ou seja, a cozinha foi simplesmente um lugar onde todos aqueles personagens cheios de problemas foram jogados, quase um Big Brother psicológico.
Quando cada um terminou de contar sua história e os capítulos chegaram ao fim... Fim do livro. Meio como Dubliness, mas numa versão mais leve e rosa. Só de eu tê-lo terminado, quer dizer que não é tão ruim assim, conheço inclusive gente que vai ter muito mais sensibilidade para apreciar a leitura mais do que eu, mas não valeu como primeira leitura do ano. Corri para o Veríssimo, que vem no próximo post.
[* - uma estrela!]
Nenhum comentário:
Postar um comentário