quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vossa excelência: as capas!

Eu julgo pela capa. Julgo, e julgo muito bem, com licença. Já falei isso em outras ocasiões, mas como este é um blog novo, acho bom colocar logo tudo para fora para que vocês possam reclamar de uma vez. Livros com capas bonitas e agradáveis significam livros que tiveram um cuidado maior. Tanto da editora, quanto do autor e do designer (significa que houve um designer!).

Claro que algumas vezes isso pode ser substituído por "Oh meu deus, o que fizeram com esse livro tão bom!?". É como vestir uma princesa com roupas de piriguete. É o que fizeram com Pilares da Terra, uma obra prima dos livros épicos, que foi vestido por uma tia malvada e brega ou então cuspido de um trabalho do Ensino Fundamental feito no Power Point.

Por outro lado, tem como não se apaixonar por capas como "A menina que roubava livros", "A menina que não sabia ler" (a repetição de títulos é assunto para outro post!), "Pequena Abelha", "Clarice," e tantos outros que conseguem traduzir o espírito do livro sem contar nada sobre ele?

Confesso que tenho um certo medo dessas capas perderem a importância diante do mundo dos ebooks (muito para frente!). Isso porque, nos livros virtuais, as capas são em p&b, salvo em tablets, ou muito pequenas. Com isso, corre-se o risco de darem um valor menor a uma parte tão importante.

Alguns designers de capa têm páginas na internet para mostrarem os seus trabalhos (alguns mostram ainda o making off antes do livro ser publicado) outros fazem uma lista dos melhores trabalhos lançados ultimamente, e vale a pena a visita. Estes são alguns tirados do meu RSS!

Caustic Cover Critic
David Drummond
The Book Design Review
Book Cover Archive
Book Covers Anonymous
Book Covers

Nenhum comentário:

Postar um comentário